top of page
Buscar
  • Foto do escritorSAMCOM

Habemus Patriarcham!

Atualizado: 12 de abr. de 2023

A CEMIC passou recentemente por uma das maiores movimentações de sua história no micromundo pois vivenciamos a renuncia de Sua Beatitude Alberto I da condição de Patriarca da Santa Igreja Romana.

Desde o anuncio da renuncia os quatro Cardeais da CEMIC começaram a se reunir na Cidade Estado do Vaticano para o incio do conclave que elegeu o sucessor do agora Patriarca Emérito Alberto I.

Em um conclave rápido, no domingo dia 2 de abril do corrente ano, o Cardeal Camerlengo Dom Alfons-Filip Von Hohenzollern Zu Bistritz encarregou-se munido de suas atribuições de anunciar ao micromundo o novo Patriarca da CEMIC.


Com as tradicionais palavras "Habemus Patriarcham" os fieis reunidos na praça São Pedro souberam com muita alegria e entusiasmo que se tratava de Dom Isidoro Cardeal Gualda cujo o qual a partir de agora passa a ser conhecido por Antonio, nome que ele escolheu em homenagem a Santo Antonio a quem lembrou ser conhecido por sua vida missionária e fé.


Sua Beatitude Antonio I é o primeiro francês a ocupar o cargo e um dos fundadores da CEMIC e da Cidade Estado do Vaticano, sendo portanto um dos principais veteranos do catolicismo no micronacionalismo lusófono e por consequência grande conhecedor das realidades e necessidades da Santa Igreja.


Da sacada que o levou direto ao seu primeiro contato com o público presente, Sua Beatitude se apresentou com humildade e pediu orações de todos:


"Amados Irmãos e Irmãs,


Depois do grande Patriarca Alberto I, os Senhores Cardeais elegeram-me, simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor.


Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes. E, sobretudo, recomendo-me às vossas orações.


Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiantes na sua ajuda permanente, vamos em frente.


O Senhor ajudar-nos-á. Maria, sua Mãe Santíssima, está conosco. Obrigado!"


De personalidade moderada e grandioso apreço pela evangelização é sempre retratado pelos que convivem próximo dele como um homem de grande escuta e atenção as necessidades de quem o buscava, bem como nos disse Dom Willian:

"Sua Beatitude sempre esteve presente em todos os momentos da Igreja nos quais pode estar presente, sempre muito solicito, atencioso e ouvinte preocupou-se constantemente com o animo da Santa Igreja no micromundo se esforçando a todo instante com zelo e carinho para manter as vocações e obras vivas. Certamente um homem de muito animo, acessível e carismático."

Por ocasião da data em que publicamos essa matéria, salientamos também que Sua Beatitude Antonio I já realizou, portanto, a sua primeira celebração como Patriarca da Páscoa.

No campo temporal vem se reunindo com os cardeais para somar conhecimento sobre a realidade da Igreja no micromundo e também para organizar questões de governança da Cidade Estado do Vaticano.

Nesse sentido, inclusive, fontes vaticanas dão conta de que é de forte interesse de Sua Beatitude o inicio de viagens pastorais aos locais onde a CEMIC está representada.

Sobre o Patriarca Emérito Alberto I já nos é confirmado que o mesmo continuará residindo na Cidade Estado do Vaticano na condição de reclusão e oração em prol de toda a Igreja.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page